Morre Daniel Johnston

Morre Daniel Johnston aos 58 anos

11 de setembro de 2019

O músico Daniel Johnston morreu nesta quarta, 11, aos 58 anos de idade. Ele estava em sua casa em Austin, Texas, e foi vítima de um ataque cardíaco. As informações foram confirmadas por Jedd Tartakov, seu agente, ao Austin Chronicles. 

Johnston foi um dos mais emocionantes nomes do indie. Ele começou a fazer música nos anos 1980, e as gravava sozinho em fitas cassete – voz e instrumentos, tudo bem caseiro. Em 1993, começou a ganhar fama local ao criar um mural em Austin, sua cidade natal, com a arte de capa de sua fita Hi, How Are You(hoje, o mural é oficialmente um ponto turístico cultural no local).

Não demorou a crescer muito. As suas músicas sensíveis e afetivas agradavam alguns dos principais músicos alternativos dos anos 1990 – inclusive Kurt Cobain. O frontman do Nirvana usava sempre uma camiseta de Hi, How Are You, e incluiu Johnston em uma lista de seus discos favoritos. Cobain, BeckWilco: para eles, Johnston foi herói.

Daniel Johnston destacou-se na música e provou-se, ao longo dos anos, como um ótimo músico. Veio ao Brasil em 2013, aos 52 anos e saúde já fraca. “Frágil, ele treme,” disse a crítica da apresentação publicada na Rolling Stone por Pedro Antunes. “Canta encurvado sobre um cavalete onde estão as letras das próprias canções. Desafina. Sorri, inocente como uma criança, entre goles de Coca-Cola.”

Em julho de 2017 anunciou que desceria dos palcos. Com as gravações, parou um pouco antes; agora, despede-se do mundo musical com mais de 20 discos publicados entre 1979 (tapes) e 2009 (Is and always was) e o status de “herói do indie.”

Fonte: Rolling Stone

Promoções

Ver todas

hash track

Ouça sua música preferida na programação da Mundo Livre.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2019 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados

By: CS